A morte poderia ter existido antes do pecado?

Uma grande figura do pecado e da morte e como eles estão relacionados na Bíblia.

Morte e pecado – essas são duas coisas que a sociedade de hoje parece querer evitar em uma conversa! Na sociedade secular de hoje, as crianças aprendem há gerações que a morte remonta há milhões de anos. Mas há um grande contraste quando você abre as páginas das Escrituras, começando em Gênesis.

A Bíblia é a autoridade no passado (assim como a autoridade em aspectos científicos e teológicos), e é lógico que a Bíblia seja a autoridade sobre a questão da morte e sua relação com o pecado. Obter uma visão geral do pecado e da morte e como eles estão relacionados na Bíblia pode nos tornar melhores testemunhas da cultura de hoje.

Tudo estava originalmente perfeito

Deus viu tudo o que havia feito e foi muito bom. E houve tarde e manhã – sexto dia. ( Gênesis 1:31 )

le é a rocha, suas obras são perfeitas e todos os seus caminhos são justos. Um Deus fiel que não erra, é justo e justo. ( Deuteronômio 32: 4 )

Quando Deus terminou de criar no final do dia 6, declarou tudo “muito bom” – era perfeito. A obra de criação de Deus é perfeita. Não esperamos nada menos que um Deus perfeito.

Como foi essa criação “perfeita” ou “muito boa”? Os animais estavam morrendo? O homem estava morrendo? Vamos olhar mais de perto o que a Bíblia ensina.

Tudo era originalmente vegetariano

Então Deus disse: “Eu lhe dou toda planta que produz sementes na face de toda a terra e toda árvore que produz frutos com sementes. Eles serão seus para comida. E a todas as bestas da terra e a todos os pássaros do ar e a todas as criaturas que se movem no chão – tudo que tem o sopro da vida – dou a cada planta verde como alimento. ”E foi assim. ( Gênesis 1: 29–30 )

Sabemos que os animais e o homem não estavam comendo carne originalmente de acordo com Gênesis 1: 29–30 . Portanto, os que comem carne hoje eram todos vegetarianos originalmente, o que também indica que a morte não faz parte da criação original. As plantas não estão “vivas” no sentido bíblico de nephesh chayyah, apenas animais e homens. Assim, as plantas sendo consumidas não significavam que a morte existia antes do outono. Não se esperaria que um Deus da vida fosse um deus da morte. Quando olhamos para a restauração de Deus em Apocalipse 21–22 , não haverá morte, dor ou sofrimento.

Se um cristão quer se aliar à visão ateísta de um mundo onde a morte existe há milhões de anos, usando a maioria das camadas fósseis como evidência de lenta acumulação gradual em vez de um dilúvio global, então eles têm grandes problemas. As camadas fósseis consistem em muitos animais que têm os restos de outros animais em seu conteúdo estomacal . Como discutiremos mais adiante, as Escrituras nos dizem que o pecado provocou a morte de animais, algo que não ocorreu antes da queda. Isso exclui muitas das camadas rochosas como evidência de milhões de anos porque o Senhor declarou que tudo era originalmente vegetariano. O dilúvio dos dias de Noé é uma explicação muito melhor das camadas rochosas, que mostram animais comendo outros animais após o pecado.

A morte é um castigo

E o Senhor Deus ordenou ao homem: “Você é livre para comer de qualquer árvore no jardim; mas você não deve comer da árvore do conhecimento do bem e do mal, pois quando comer dela certamente morrerá. ”( Gênesis 2: 16–17 )

Deus deu a ordem em Gênesis 2: 16–17 de que o pecado seria punível com a morte. Isso é significativo quando olhamos para o quadro geral da morte. Se a morte, de qualquer forma, existisse antes da declaração de Deus em Gênesis 1:31 de que tudo era “muito bom”, então a morte seria muito boa também – portanto, não seria um castigo.

Alguns apontaram que esta passagem não se refere à morte de animais. Em certo sentido, concordamos com eles: esse versículo não foi direcionado aos animais. Mas pela mesma lógica, esse mandamento foi direcionado apenas a Adão, mas Eva morreu e nós (descendentes de Adão) também pecamos. Isso mostra o impacto abrangente da relação pecado-morte.

Adam sabia o que “morrer” significava

ADAM SABIA O QUE A MORTE SIGNIFICAVA – MESMO QUE ELE NÃO TIVESSE CONHECIMENTO EXPERIMENTAL DELA.

Algumas pessoas levantaram a objeção de que, se não havia morte no mundo, como Adão sabia o que Deus queria dizer em Gênesis 2:17 .

Deus, o autor da linguagem, programou Adão com a linguagem quando o criou, enquanto conversavam desde o início no dia 6 (ver Gênesis 2 ). Como Deus faz as coisas perfeitamente, Adão sabia o que significava a morte – mesmo que ele não tivesse conhecimento experimental dela. De fato, ele provavelmente entendeu melhor do que qualquer um de nós porque tinha uma mente perfeita, não corrompida pelo pecado e pela Maldição.

O pecado trouxe a morte animal

A primeira morte registrada e passagens referentes à morte como uma realidade vieram com o pecado em Gênesis 3, quando a serpente, Eva e Adão foram todos desobedientes a Deus. Observe que o que aconteceu é a primeira dica de que as coisas vão morrer:

Então o Senhor Deus disse à serpente: “Porque você fez isso,“ você está amaldiçoado acima de todo o gado e de todos os animais selvagens! Você vai rastejar de barriga e vai comer poeira todos os dias da sua vida. ( Gênesis 3:14 )

Gênesis 3:14 indica que os animais, que foram amaldiçoados junto com a serpente, não viveriam mais para sempre, mas teriam uma vida limitada ( todos os dias da sua vida ). Esta é a primeira dica da morte dos animais. Como os animais foram amaldiçoados, eles também agora morrerão

Embora esse versículo em particular não descarte a morte dos animais antes do pecado, sua colocação no pecado e na Maldição em Gênesis 3 pode muito bem ser significativa. A primeira morte registrada de animais ocorre em Gênesis 3:21 , quando Deus cobriu Adão e Eva com casacos de pele para substituir os revestimentos de folhas de figueira que eles supunham que cobririam sua nudez.

O Senhor Deus fez roupas de pele para Adão e sua esposa e as vestiu. ( Gênesis 3:21 )

Abel aparentemente imitou algo assim quando sacrificou de seus rebanhos (porções gordas) em Gênesis 4: 4 , assim como Noé depois do dilúvio em Gênesis 8:20 . Os israelitas também fizeram isso, dando ofertas pelo pecado de cordeiros, pombas etc.

O castigo pelo pecado foi a morte; então, algo tinha que morrer. Com razão, Adão e Eva mereciam morrer, mas servimos a um Deus de graça, misericórdia e amor. E por Seu amor e misericórdia, Ele basicamente nos deu um “período de graça” para nos arrependermos.

O Senhor sacrificou um animal para cobrir esse pecado. Não bastava tirar o pecado, mas apenas oferecer uma cobertura temporária. Isso mostra o quanto a humanidade é mais valiosa do que os animais (ver também Mateus 6:26 , 12:12 ). A punição por pecar contra um Deus infinitamente santo é uma punição infinita, e os animais não são infinitos. Eles simplesmente não podem aceitar esse castigo. Precisávamos de um sacrifício perfeito e infinito que pudesse receber a punição infinita de um Deus infinito. Jesus Cristo, o Filho de Deus, que é infinito, poderia receber esse castigo. Esses sacrifícios de animais prenunciavam Jesus Cristo, que era o sacrifício máximo, perfeito e infinito por nossos pecados na cruz. Hebreus revela:

De fato, a lei exige que quase tudo seja purificado com sangue, e sem derramamento de sangue não há perdão. ( Hebreus 9:22 )

É por isso que Jesus teve que morrer, e é por isso que os animais foram sacrificados para cobrir o pecado. Essas passagens deixam claro que a morte do animal tem uma relação com o pecado humano , bem como o fato de que ela veio depois do pecado (ver Christian Theodicy em Light of Genesis and Modern Science ). Além disso, é a própria base e fundamento do evangelho .

O pecado trouxe a morte humana

Esse mesmo tipo de proclamação de que os animais finalmente morrerão ( todos os dias da sua vida ) volta em Gênesis 3:17 , onde o homem também morreria ( todos os dias da sua vida ). Como os animais, o homem morreria em cumprimento ao que foi dito em Gênesis 2:17 .

Para Adão, ele disse: “Porque você ouviu sua esposa e comeu da árvore sobre a qual eu te ordenei: ‘Você não deve comer dela’”. Maldito é o chão por sua causa; através de labuta dolorosa, você a comerá todos os dias da sua vida. ”( Gênesis 3:17 )

Alguns afirmaram que acreditam que isso era apenas uma morte espiritual, mas Deus deixou claro em Gênesis 3:19 , acrescentando que a humanidade retornará ao pó de onde viemos, o que deixa claro que não estava excluindo uma morte física.

Pelo suor da sua testa, você comerá a sua comida até voltar ao chão, desde que foi tirada; pelo pó que você é e ao pó você voltará. ( Gênesis 3:19 )

Mesmo Paulo, ao falar da morte humana, diz especificamente:

Portanto, assim como através de um homem o pecado entrou no mundo, e a morte através do pecado, e assim a morte se espalhou para todos os homens, porque todos pecaram. ( Romanos 5:12 )O último inimigo que será destruído é a morte. ( 1 Coríntios 15:26 )

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: